Quinta, 10 de Maio de 2018

Tecplot - Exportando em formato X3D

X3D é um formato de arquivo padrão aberto para representar e comunicar conteúdo 3D utilizando XML.

Este tipo de arquivo suporta gráficos vetoriais e bitmap, transparência, efeitos de iluminação e configurações de animação, como rotações, oscilações, aparecimentos e desaparecimentos, além de poder ser exportado para animações ou imagens em formato .AVI, .JPG, .BMP, .PNG, .GIF ou Adobe Flash.

Esforçando-se para se tornar o padrão 3D para a Web, o X3D foi projetado para ser integrado em páginas HTML5 ou outros padrões XML, como MathML e SVG.

Atendendo sempre às necessidades do mercado, o Tecplot já possui capacidade de exportar arquivos para o formato X3D desde a versão 2008 R1. Esta função está acessível através da linguagem macro do software, utilizando os comandos descritos abaixo:

 

$!EXPORTSETUP

EXPORTNAME = "C:Program FilesTecplotTecplot 360 EX 2018 R1output.x3d"

EXPORTFORMAT = X3D

$!EXPORT

 

Esta macro simples criará o arquivo "output.x3d" no diretório "C:Program FilesTecplotTecplot 360 EX 2018 R1". Você pode modificar o diretório e nome do arquivo alterando o comando EXPORTNAME.

 

O link abaixo contém a macro descrita acima, pronta para download.

 X3D_Export.mcr

Você ainda pode fazer o download do manual da linguagem macro do Tecplot através do link abaixo, para auxiliá-lo a implementar esta e muitas outras funções.

360_scripting_guide.pdf

 

Quer saber o que mais podemos fazer por você?

Venha nos conhecer!

Vamos conversar?