Sábado, 17 de Novembro de 2018

Startup do Brasil aposta em engenharia high-tech para decolar nos EUA

conteúdo de:http://www.apexbrasil.com.br

Selecionada para o Ciclo Miami do StartOut Brasil, brasileira AeroThermal substitui processos manuais por programas de simulação para transformar a indústria de aviação

Uma cidade cosmopolita, jovem e multicultural nos Estados Unidos cresce como ponto de partida para empreendedores que apostam na criatividade e colaboração como premissas fundamentais para a inovação. Não estamos falando do Vale do Silício, na Califórnia, mas de uma velha amiga dos brasileiros na costa oposta: Miami.

Longe de se limitar ao turismo praieiro e de entretenimento da Flórida, a cidade vem rapidamente se destacando na cena do empreendedorismo norte-americano com importantes incentivos comerciais e culturais, como habitação acessível, ausência de impostos estaduais ou municipais e uma conexão especial com a América Latina. Não é à toa que empresas brasileiras das áreas de inovação e tecnologia escolhem a região para avançar nos planos de internacionalização.

Entre 9 e 14 de setembro, Miami será palco do StartOut Brasil, programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Entre as 15 escolhidas para participar da iniciativa está a Aerothermal Solutions and Software Distributor LLC, que aposta em soluções de engenharia tradicionais combinadas com softwares de alta tecnologia, como simulações e computação fluidodinâmica (CFD), para transformar a indústria da aviação. “Dificilmente uma empresa de simulação entende de engenharia como nós. E as consultorias de engenharia não utilizam simulação, mas cálculos manuais”, conta Guilherme da Silva, CEO da AeroThermal.

Internacionalização

Após 10 anos de operações no Brasil, a startup decidiu conquistar novos mercados. Para isso, participou do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e estabeleceu uma frente de negócios junto ao escritório da Apex-Brasil em Miami. “Estamos com um processo bem adiantado em relação a internacionalização, pois já exportamos e temos um escritório nos Estados Unidos. Mas pulamos algumas fases importantes, como o contato com investidores, plano de negócios e planejamento das ações”, afirma o empresário.

Realizado pela Apex-Brasil, MDIC, MRE e Anprotec, o Programa StartOut promove uma semana de imersão para os participantes, cuja agenda que inclui visitas a polos de desenvolvimento, inovação e criação, empresas, palestras com especialistas no mercado local, visitas técnicas e rodadas de negócios. “A principal dificuldade para startups é conseguir vender nos Estados Unidos. Nossas vendas anteriores aos EUA e a França foram a partir de contatos pessoais. Agora buscamos profissionalizar esse processo, e participar do StartOut vai nos ajudar muito. Esperamos montar uma apresentação para investidores, angariar novos contatos e identificar a direção certa para a nossa internacionalização”, comenta Guilherme.

 

Brasil desponta

Além do ambiente favorável para novos mercados, a proximidade com diferentes startups de tecnologia propicia a formação de parcerias estratégicas, que agregam valor à expertise brasileira. Segundo Guilherme, a colaboração com empresas dos Estados Unidos e Reino Unido permitiram à AeroThermal construir um portfólio diversificado, que passou a incluir simulações com softwares de ponta utilizados por gigantes da aviação como Boeing, Embraer, NASA e Airbus.

“O Brasil no setor aeronáutico não deve para nenhum país. É excepcional. Nossa mão de obra da indústria e das universidades é extremamente qualificada. Somos diferentes da Índia, Turquia, Japão e China pois somos mais maduros no ciclo de desenvolvimento de produto e nos processos de certificação. Pelo conjunto custo e qualidade, somos imbatíveis”, finaliza.

Saiba mais:

Casos de sucesso de empreendedorismo brasileiro no exterior: www.bebrasil.com.br/pt

Aerothermal Solutions and Software Distributor:  www.ats4i.com

Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX): http://www.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex

StartOut Brasil: https://www.startoutbrasil.com.br/