Sexta, 29 de Setembro de 2017

Sexto simpósio da Metacomp Technologies "Seeing ∫ to ∫"

É notável que o desenvolvimento de produtos tem sido um dos processos principais na competitividade da indústria. A grande concorrência, a dificuldade de seguir a velocidade da evolução da tecnologia, a redução do ciclo de vida dos produtos e a crescente exigência por parte dos consumidores requer dos fabricantes rapidez, rendimento e alta qualidade que vão depender especificamente da eficiência da empresa durante o processo.

Juntamente com o mercado cada vez mais competitivo, novas formas e funcionalidades de produtos são criadas constantemente, tornando cada vez mais difícil seguir as tendências e inovar no desenvolvimento de novos produtos. O sucesso está ligado à qualidade que a empresa procura estabelecer como forma de otimizar e inovar sua tecnologia nos serviços e produtos oferecidos.

Preocupada em desenvolver soluções eficazes para suprir as necessidades de seus clientes, a Metacomp Technologies realiza, a cada dois anos, um simpósio onde seus clientes podem trocar experiências e se atualizar sobre os produtos oferecidos para concorrer no mercado cada vez mais acirrado.

A Metacomp Technologies, parceira e fornecedora da ATS, é considerada a fornecedora líder de ferramentas de tecnologia de software para a indústria aeroespacial e de defesa, sem contar diversos laboratórios e institutos de pesquisa de diversos ramos que atuam na fronteira do conhecimento e da tecnologia.

Em seus simpósios, a Metacomp Technologies convida clientes, pesquisadores e usuários de seus produtos que têm interesse em apresentar resultados precisos ou que apenas queiram conhecer melhor os produtos oferecidos pela empresa.

Este ano, o sexto simpósio da Metacomp Technologies, "Seeing ∫ to ∫", aconteceu de 19 a 21 de setembro, em Redondo Beach, Los Angeles, onde os participantes tiveram demonstrações de outros clientes com suas variadas aplicações do CFD++, CSM++ e CAA++.

 

Conheça os softwares CFD++, CSM++ e CAA++

 

cfd-resizeimage-min

O CFD++ é a última geração de software de mecânica dos fluidos. A ATS é a distribuidora exclusiva deste produto no Brasil.

CFD++ é o mais recomendado software de CFD dentro do ramo aeroespacial. É utilizado amplamente por grandes organizações brasileiras, como a Embraer, Avibras, IAE, IEAv, Marinha do Brasil, CTMSP, entre outros.

Outras empresas pelo mundo também fazem uso deste software de mecânica de fluídos computacional. Como exemplo, podemos citar a NASA, a Força Aérea americana, a Marinha americana, Lockheed Martin, Mitsubishi, Boeing e muitos outros.

csm-min

Outro produto apresentado pela Metacomp Technologies neste simpósio é o CSM++ (Computational Structural Mechanics). Este software foi desenvolvido para introduzir um novo nível de análise multidisciplinar e capacidade de design para engenheiros e cientistas em diversas áreas da ciência e tecnologia.

Trata-se de um conjunto de software de simulação de mecânica estrutural com elementos finitos que funciona perfeitamente integrado com os softwares CFD++ e CAA++ para resolver problemas estruturais estáticos ou dinâmicos, podendo citar também grandes deformações e tensões de temperatura induzida.

Para saber mais sobre CSM++, clique aqui.

caa6-resizeimage-min

Já o CAA++, também em pauta no simpósio, é o software desenvolvido pela Metacomp Technologies para simulação acústica. Para que a simulação da acústica de fluxo seja precisa, ela  requer uma resolução detalhada dos pequenos vórtices turbulentos geradores de ruído e o espectro completo de ondas acústicas transmitidas. O software fornece um conjunto de ferramentas que simplifica essas tarefas, reduzindo consideravelmente o custo em comparação com os métodos CFD tradicionais.

As condições de limite de amortecimento acústico, a semeadura automática de turbulência em entradas, solucionadores acústicos especializados e capacidade singular de subdomínio permitem que os cuidados computacionais tenham como foco a característica de design de interesse.

Outros solucionadores CFD comerciais, como o CFD++, permitem a antecipação direta de eventos aeroacústicos utilizando LES ou RANS/LES de forma híbrida. Contudo, esses métodos saem caros, sobretudo para fluxos próximos à parede, propagação de farfield ou propagação de ondas acústicas de alta freqüência.

O CAA++ possibilita ir além desses métodos convencionais portando uma variedade de ferramentas de análise para propagação de farfield e solucionadores numéricos qualificados e eficazes para a modelagem de geração de som.

Para saber mais sobre CAA++, acesse aqui.

 

A participação da ATS no sexto simpósio da Metacomp Technologies "Seeing ∫ to ∫"

 

Durante o simpósio, a ATS teve a oportunidade e o imenso prazer de apresentar um trabalho realizado para a Marinha brasileira. Este trabalho complexo envolvia o pouso com precisão de um helicóptero em um navio, a corveta Barroso, em condições adversas de vento e mar agitado.

Para tal, a ATS utilizou a mecânica de fluídos para poder fazer uma análise precisa do escoamento em torno do navio, pois as condições eram perigosas para o pouso.

Veja a apresentação completa da ATS.

Contudo, a ATS estava muito bem preparada e utilizou todo seu conhecimento de mecânica de fluídos, CFD e engenharia aeronáutica para detectar dificuldades e estudar soluções.

Para saber mais sobre a atuação da ATS no pouso do helicóptero na corveta Barroso, veja nosso artigo neste link.

 

Quer saber o que podemos fazer por você?

Venha nos conhecer!

Vamos conversar?