Segunda, 18 de Junho de 2018

O maior supercomputador da América Latina pode calcular em 1 segundo o que você demoraria no máximo 33 milhões de anos.

É elétrico, tecnológico, poderoso e ultra veloz. Não, não estamos falando do último modelo Tesla Roadster que recentemente foi para espaço. No LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica no início de 2017 entrou em operação o maior  supercomputador da América Latina, o Santos Dumont, da Atos, empresa francesa de tecnologia e serviços digitais. Ele também está na edição mais recente do ranking Top 500, que lista os supercomputadores mais potentes do mundo

“O SDumont possui capacidade instalada de processamento na ordem de 1,1 Petaflop/s (1,1 x 1015 float-point operations per second), apresentando uma configuração híbrida de nós computacionais, no que se refere à arquitetura de processamento paralelo disponível.

O SDumont possui um total de 18.144 núcleos de CPU, distribuidos em 756 nós computacionais (24 núcleos por nó), dos quais são compostos, na sua maioria, exclusivamente por CPUs com arquitetura multi-core. Há, no entanto, quantidade adicional significativa de nós que, além das mesmas CPUs multi-core, contém tipos de dispositivos com a chamada arquitetura many-core: GPU e MIC. Além disso, o SDumont é dotado de um nó diferenciado, o MESCA2, com número elevado de núcleos (240) e arquitetura de memória compartilhada de grande capacidade (6 Tb em um único espaço de endereçamento).” – SINAPAD

Todo esse poder de computação está sendo utilizado em favor da sociedade. Hoje, o equipamento possui mais de 40 projetos em andamento, nos mais diversos segmentos de pesquisa, como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia e outros.

Nós da ATS temos orgulho de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do país e fornecemos o software mais avançado em análise de fluidos o CFD++ da Metacomp que tem capacidade de utilizar o poder dos supercomputadores para realizar projetos de pesquisa  relevantes na área.

Estaremos nessa sexta-feira (22/06) as 14:30 visitando o LNCC com o Dr. Sukumar Chakravarthy, um dos pioneiros do CFD no mundo. Ele irá realizar uma palestra apresentando o todo o poder da metodologia CFD e como ela está sendo utilizada em conjunto com supercomputadores para resolver problema reais no mundo, como de economia de energia, otimização e muitos outros.

Veja a galeria de imagens