Quarta, 09 de Janeiro de 2019

Economize 1000% em seus projetos utilizando simulação de CFD e FEA

Não se assuste, caro leitor. O título impressiona, mas é um caso real, em que a expertise da ATS colaborou para uma economia de milhões de reais. Entenda mais sobre o caso.

Em 2018, a Constellation (anteriormente conhecida como Queiroz-Galvão) solicitou que a ATS realizasse uma simulação de erosão em dutos de exploração e petróleo, um grande projeto de engenharia e simulação com investimento de R$100 mil reais.

Por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica, cálculos e simulações realizadas por nós, e aprovadas pelo Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES) colocamos a mão na massa para atender o pedido, colocando em prática dois fatores no cálculo de escoamento e estruturas da empresa:

  • A Fluidodinâmica Computacional (CFD), que utiliza análise numérica para a solução da equação de Navier-Stokes por média de Reynolds (RANS), auxiliando na resolução de problemas de fluidos não-newtonianos com partículas, como o petróleo.
  • E Análise de Elementos Finitos (Finite Element Analysis, FEA em inglês), que consiste na aplicação do método de elementos finitos à estruturas.

A combinação das duas ferramentas foi necessária porque o CFD calculou a taxa de erosão, e o FEA calculou a resistência mecânica com as paredes diminuídas pela erosão. Foi um cálculo complexo e que foi revisado pela Constellation e a Petrobrás passo-a-passo.

Com todo esse conhecimento em mãos, o projeto para a Constellation foi realizado com perfeição, e um projeto com o valor de R$100 mil reais gerou uma economia de de dezenas de milhões para o gigante do setor de Óleo & Gás. Ou seja, uma economia de mais de 1000%, como dito no começo do texto.

Se, no título desse texto, você realmente ficou impressionado, agora sabe como chegamos neste valor. O projeto foi um sucesso imenso, abrindo as portas de outras empresas para que a ATS trabalhasse em conjunto em muitos outros projetos.

Quer saber mais sobre simulações em CFD e FEA, como explicamos no texto? Fale conosco!

 

Até a próxima!

Veja a galeria de imagens