Sexta, 21 de Junho de 2019

ATS trabalha na Stock Car para piloto ganhar posições

O estudo de desempenho aerodinâmico é um assunto que sempre esteve em pauta nas competições automobilísticas. O desempenho dos carros visto em pista é resultado de uma análise meticulosa envolvendo toda a dinâmica do carro . Na NASCAR e na Fórmula 1, categorias de primeira linha do automobilismo mundial, a utilização da CFD (Computational Fluid Dynamics), que geralmente se dá na área da aeronáutica vem ganhando espaço. Finalmente, esse tipo de análise de desempenho chegou ao Brasil nas competições da Stock Car, categoria nacional que cresce a cada ano. E os resultados trazidos com a colaboração da ATS vislumbram um novo futuro para a competição.

 

CFD++

Este programa foi utilizado para a simulação do escoamento de ar no entorno do carro;

 

Tecplot360EX  

Este programa gerou a visualização dos resultados do CFD 

 

Ennova Mesh Generation 

Este programa gerou uma malha computacional sobre o modelo tridimensional do carro; destaca-se a capacidade de integração entre o CFD++;e o Ennova, escolhidos pela ATS para realizar a tarefa em tempo recorde mesmo que com geometrias complexas.

 

            Foi feita uma análise de desempenho em termos de ganho de tempo considerando-se um caso real de corrida, e no que possíveis mudanças baseadas nesse estudo poderiam trazer de benefícios para a equipe. Para as zonas de freio e curva, o ganho positivo de tempo foi de 0,05s. Já para as partes de linha reta do circuito, o ganho foi de 0,08s.

 

Veja nosso vídeo que fizemos sobre o nosso trabalho de CFD na Stock Car.

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