Terça, 19 de Junho de 2018

ATS participa do Aerospace Meetings Brazil 2018

Aerospace Meetings Brazil 2018

 

A partir desta terça-feira, 19.06, inicia-se a edição 2018 do Aerospace Meetings Brazil, evento voltado para o mercado aeronáutico, aeroespacial e de defesa, em São José dos Campos, São Paulo.

 

Esta é a segunda edição do AMB, que conta com conferências, encontros e reuniões sobre a engenharia aeronáutica mundial, e que acontece até o dia 21 (quinta-feira), organizado pelo Parque Tecnológico de São José dos Campos, BCI Aerospace, Cluster Aeroespacial Brasileiro e recepcionado pela Embraer.

 

É um evento de extrema importância para o mercado de engenharia aeronáutica brasileiro e mundial, com o objetivo de estreitar relações comerciais e econômicas de negócios locais com os grandes players do mercado. Entre os já confirmados, estão nomes como a Embraer, Boeing, SAAB, Aernnova e diversas outras.

 

A indústria aeroespacial brasileira se destaca como a maior do hemisfério sul do planeta, segundo a AIAB - Associação das Indústrias Aeroespacias do Brasil. Aliado a isto, o Aerospace Meetings Brazil 2018 acontece em um período extremamente importante para a economia brasileira, já que o acordo de fusão entre a Embraer e a Boeing está em vias de ser fechado, o que mobilizará fortemente a cadeia de abastecimento e fornecimento do mercado aeroespacial brasileiro.

 

De acordo com Estadão, em matéria de abril deste ano, o acordo, que envolverá a área de jatos comerciais, deve ser fechado dentre os próximos meses, e movimentará fortemente o setor. A Boeing tem forte interesse em investir na aviação comercial de médio porte, e por isso, iniciaram-se as conversas de fusão com a Embraer, que está entre os três maiores fabricantes mundiais da área. Ainda segundo a mesma matéria, a divisão das ações ficaria 80,01% para a americana e 19,99% para a empresa brasileira, modelo que o governo brasileiro já aceitou para o prosseguimento da fusão. Apenas faltam as discussões sobre a situação das fábricas brasileiras, que desenvolvem tanto para a parte militar, quanto para a comercial, além de outros fatores, como a participação brasileira no conselho da joint venture. Assim que tais pontos forem discutidos e finalizados, a proposta será encaminhada para o presidente Michel Temer, que dará a palavra final e finalizará o acordo, já que o governo brasileiro possui uma Golden share (espécie de ação que dá poder de veto em decisões importantes da empresa) na Embraer.

 

Dessa maneira, a ATS, que já é fornecedora da Embraer, passará também a atender a Boeing com soluções para sistemas mecânicos e termo-fluido dinâmicos. A ATS já trabalhou, dentro da Embraer, com certificações de sistemas aeronáuticos, validação de ensaios em solo, análises estruturais, simulações em CFD, entre outras atividades relacionadas a engenharia de sistemas e desenvolvimento de sistemas, atuando em diversos projetos de aeronaves e engenharia, gerando uma importante parceria entre Embraer e ATS.

 

Nos atentando ao movimento do mercado, participamos, em abril deste ano, do Aerospace & Defense Supplier Summit 2018 em Seattle, Estados Unidos. O evento sediado pela Boeing disponibilizou, às empresas brasileiras associadas ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, uma visita em uma de suas principais fábricas e uma das maiores do mundo, a Boeing Everett, onde são produzidos os modelos 787 Dreamliner, top de linha atualmente, 777, 767 e 747-8. Tivemos o prazer de ser uma das poucas empresas a receber essa visita exclusiva e a oportunidade de conversar sobre fornecimento de nossa expertise em engenharia aeronáutica para a gigante da aviação diretamente com a empresa. Dessa forma, o acordo entre Boeing e Embraer fortalece as oportunidades de acordos entre a ATS e as duas companhias para o futuro, fortalecendo o fornecimento de todas as nossas soluções de engenharia tanto nacional, quanto internacionalmente.

 

A cidade sede do Aerospace Meetings Brazil, São José dos Campos, se destaca como cidade polo do mercado aeroespacial mundial pelo ranking da fDi, desbancando cidades como Mississauga, no Canadá, e Cincinatti, nos Estados Unidos. O município possui uma grande concentração de companhias de pesquisa e fabricação aeroespacial, e é também a sede do Cluster Aeroespacial Brasileiro, que fica no Parque Tecnológico da cidade, uma área de 188.000 metros quadrados. Todos esses fatores alimentam a parceria entre grandes, médias e pequenas empresas do setor, que possuem espaço comercial e infraestrutura, com o objetivo de fortalecer o mercado e trazer desenvolvimento econômico para o país. Outro fator de extrema importância é a geografia do local, que permite a realização de manobras e reparos em larga escala para aviões. Dessa forma, é de extrema importância estratégica o acontecimento do evento na cidade, já que afirma ainda mais a potência do Brasil para o mercado internacional.

 

É um empolgante e efusivo momento para o setor brasileiro aeroespacial, com várias movimentações acontecendo simultaneamente e que, com toda certeza, fortalecerão ainda mais o setor brasileiro aeronáutico. Nós estaremos presentes, mostrando nossos recursos de engenharia e software de alto nível tecnológico, que já são amplamente utilizados ​​na indústria aeroespacial no Brasil, EUA e Europa. Temos encontro marcado com grandes nomes como a Aernnova, empresa focada em desenvolvimento e fabricação de componentes e estruturas aeronáuticas; Alestis do Brasil, com quem nos reuniremos para discutir sobre o fornecimento de software, serviços de engenharia e parcerias de R&D (Research and Development); SAAB, empresa do ramo aeroespacial e defesa, produtora do caça Gripen 6; Liebherr Aerospace, que desenvolve sistemas aeronáuticos de controle e atuação, trens de pouso e sistemas eletrônicos de bordo; Entre outros encontros. Assim, teremos a possibilidade de mostrar nossas soluções e softwares de engenharia para vários players de variados setores da cadeia de produção aeroespacial, fechando parcerias e negócios com alguns dos principais nomes do mercado aeronáutico.

 

Nosso estande, de número 11, terá dois de nossos engenheiros presentes, Pedro Castro Souza Villela e Guido Pires Arantes Ubertini, discutindo e informando sobre os serviços da empresa para os presentes.

 

Venha nos visitar e conhecer nossos serviços, produtos e especialidades. Esperamos por você!

 

Aerospace Meetings Brazil 2018

 

De 19.06 à 21.06

 

Local: CEFE (Centro de Formação do Educador), na Travessa Constantino Pintus - Vila Cesar, em São José dos Campos.